Prefeito Gustavo Melo e secretária de Assistência Social lançam programa Cegonha Araguaiense

Prefeito Gustavo Melo durante evento de lançamento do Programa Cegonha Araguaiense em Alto Araguaia

Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB), juntamente com a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Priscila Dourado, lançou no sábado (1) o Programa Cegonha Araguaiense. É a primeira política pública social e de saúde voltada às futuras mães na história do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Cerca de 650 pessoas acompanharam a cerimônia de lançamento do projeto realizada na sede da Loja Maçônica.

A proposta assegura kits com macacão, luva, meia, body, cueiro, frauda e bolsa de vinil, além de acompanhamento em todas as fases materna da mulher com orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e de colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, importância do pré-natal, nutrição da mãe, aleitamento materno, entre outros.

No lançamento do programa cerca de 40 gestantes foram beneficiadas com a ação. O Programa Cegonha Araguaiense será desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e Secretaria de Saúde. Antes da entrega dos kits, a fonoaudióloga do Centro de Reabilitação Caio Hugueney, Shirley Luz Gomes Lopes, palestrou sobre a importância da amamentação e do acompanhamento médico.

Loraine Caroline da Silva tem 19 anos e está na primeira gravidez. Ela foi uma das contempladas pelo programa. “Fiquei bastante feliz de ter ganhado o kit maternidade. Vai ajudar não só a mim, como outras mães também. Eu aprovo 100% o projeto. Fico muito agradecida”, disse a jovem.

Flávia Pereira Martins foi outra contemplada e afirmou que o kit maternidade ‘vai ajudar muito’. “Já vem com a maletinha para sair com a criança com as roupinhas. Ajuda todo mundo quem precisa. Gostei muito. Espero que continue”, comentou. Siméia Ferreira de Araújo também elogiou a iniciativa. “Para mim é muito importante. Vai me ajudar, porque não tenho condições de comprar. É um kit maternidade muito completo”, ressalta.

“Nossa administração desenvolve política pública social séria e com responsabilidade. O Programa Cegonha Araguaiense é inédito e beneficia quem realmente necessita. Além do kit, as futuras mães receberão orientações diversas com uma equipe multidisciplinar pronta para dar toda orientação e amparo”, afirmou o prefeito.

RECADASTRAMENTO FEIJÃO NO FOGO - Durante o evento a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social também realizou o recadastramento dos beneficiários do Feijão no Fogo. Sem reajuste desde de 2014, o programa saiu de R$ 91,00 para R$ 121,52 pagos mensalmente, um aumento real de 33,5%. Outra novidade proposta pelo prefeito Gustavo Melo foi a criação do décimo terceiro, pago sempre no mês de maio. “Vocês podem ficar despreocupados, porque a partir de agora o acréscimo acontecerá automaticamente todos os anos em janeiro”, destacou o prefeito Gustavo Melo.

APRESENTAÇÃO – Durante a cerimônia de lançamento do Programa Cegonha Araguaiense, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram apresentações de dança, balé e coral ao público. As atividades são desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Também participaram do evento os secretários Welton Vilela (Finanças), João Dias (Agricultura e Meio Ambiente), Paula Fraga (Educação), Milton Lima (Obras e Infraestrutura), os vereadores Zé Airton, Vanderlei Luiz Marques e Paulo Lopes.